As amarras burocráticas e o medo de mudar nos impede de avançar

Temos defendido uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Jovens e Adultos Semipresencial para enfrentarmos o grande problema que é a evasão escolar. A proposta da Escola Manoel de Barros tem como pilares:
  1. Flexibilização do tempo do educando;
  2. Reorganização do tempo do educador;
  3. Flexibilização da carga horária anual;
  4. Metodologia e ações que atendam as necessidades de aprendizagem;
  5. Uso das novas tecnologias com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem;
  6. Processo avaliativo capaz de diagnosticar as dificuldades e possibilidades do educando e do educador, reorientando o processo educativo e não como único instrumento de aprovação e reprovação.
Fundamentação legal
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
Art. 80 - O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada. Acesse o Regulamento

Art. 87, parágrafo 3º, inciso II - Prover cursos presenciais ou à distância aos jovens e adultos insuficientemente escolarizados;

Decreto Nº 5.622/2005 (Regulamenta o Art. 80 da LDB) 

A LDB permite uma ampla flexibilização de modo que a escola possa definir seu rumo, mas as amarras dos burocratas freiam qualquer iniciativa com o objetivo de adaptarmos nossa escola às necessidades reais dos nossos alunos.

Fizemos uma consulta aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Manoel de Barros este ano para saber se eles preferem que o início das aulas comece às 18 ou 19 horas e se eles desejam estudar pelo EJA Presencial ou o Semipresencial Dos 148 alunos consultados o resultado foi o seguinte:

  • 41 alunos preferem que as aulas comece às 18 horas e 107 preferem às 19 horas
  • 54 alunos desejam estudar pelo sistema presencial e 94 pelo semipresencial.
A não implantação das mudanças propostas pela direção da escola já está causando um enorme estrago. Como prevíamos que a evasão nos EJA´s seria inevitável com o atual sistema, matriculamos 60 alunos por turma e hoje estão efetivamente assistido aula aproximadamente 10 a 15 alunos por turma.

Se todos nós queremos mudar essa triste realidade não tem outro caminho a não ser fazer diferente o que está dando errado. Agora, não dar para esperar que vamos obter resultados diferentes fazendo a mesma coisa de forma errada,

Mudar os péssimos índices que amargamos a anos exige coragem para se opor as amarras burocráticas, comprometimento e muita capacitação de todos os atores envolvidos no nosso sistema educacional.

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